fbpx

Brumadinho: relatório aponta fatores que contribuíram para rompimento de barragem.

O acidente que ocorreu em Brumadinho que chocou o Brasil em 25 de Janeiro de 2019 matando mais de 200 funcionários.De acordo com relatório elaborado por Oito auditores elaboraram o documento de 400 páginas a causa principal foi negligencia da empresa Vale infelizmente não foi dado atenção devida para os problemas estruturais da barragem vido a mesma a romper e matar mais 200 pessoas ,vale conluio 49 acordos até 26/06/2019 pouco para que matou 200 pessoas.

Os responsáveis por essa tragédia deveria ser preso pois não se trata de um acidente ou tragédia pois essa situação poderia ter sido evitada mais não foi.

Até quando seremos o pais do jeitinho devemos ser o pais do planejamento não existe magica , atalho o caminho a ser percorrido deve ser o planejamento visando a prevenção não correção.

Quanto custou para empresa Vale não fazer correções estruturais que ser feito na barragem esse valor é mensurável agora quanto custa vida de um pai , mãe, irmão , tio esse calculo é impossível de ser feito o dinheiro da indenização não significa que justiça foi feita aposto que 90 % dos familiares querem ver   alguém sendo preso pois repito não foi obra do acaso foi obra do descaso.

Este cenário nos já conhecemos as famílias vai ficar brigando na justiça durante anos talvez muitos parentes não vai ver a cor do dinheiro pois vão morrer antes de receber será uma briga judicial que se será arrastada por anos.

O relatório apontou que houve nove erros que contribuíram para o rompimento são eles;

  • Distorções no cálculo dos fatores de segurança
  • Geologia local desconhecida
  • Operação irregular (lançamento de rejeitos e largura de praia)
  • Sistema de drenagem (interno e superficial) insuficiente e mal conservado
  • Demora no rebaixamento efetivo da linha freática
  • Existência de anomalias recorrentes
  • Falhas em planos de emergência
  • Auscultação (piezômetros, indicadores de NA, inclinômetros) deficiente
  • Gestão de segurança e saúde no trabalho precária Botelho disse que, há um ano e meio, 98 metros cúbicos de água deveriam ser esvaziados, por hora. Quando a barragem foi construída, em 1976, não havia drenagem do dique. Para o auditor, houve um acúmulo inadequado de rejeitos.

Augusto Arruda Botelho advogado, que defende os funcionários da Tüv Süd

“A cada R$ 1,00 investido em segurança e saúde do trabalhador, economizam-se R$ 4,00 com acidentes e doenças do trabalho” José Pastore.

Acompanhe pelas redes sociais:

Facebook: https://pt-br.facebook.com/pages/category/Occupational-Safety-and-Health-Service/DPS-Consultoria-e-Assessoria-em-Seguran%C3%A7a-do-Trabalho-963332557017160/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqzEgZAezJ3YbXBvs9PYxJg

Site: consultoriadps.com.br

E-mail: dpsconsultoria@consultoriadps.com.br


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/consulto/domains/consultoriadps.com.br/public_html/wp-content/themes/flatsome/inc/shortcodes/share_follow.php on line 29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *