Segurança do Trabalho
NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais:
São considerados objetos dessa norma, elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Essa norma regulamentadora fornece diretrizes de segurança para operação desses equipamentos.
Para o uso dos tais, a segurança no trabalho tem forte influência desde o início do projeto de uma obra, pois é importante acompanhar desde o momento da aquisição de máquinas, equipamentos e dispositivos até o dia a dia com o uso e o término das operações. Durante a aquisição o processo de conhecer o fornecedor e o produto é de fundamental importância para adequar a ferramenta ao trabalho, conhecer a tecnologia empregada em cada um e o devido treinamento.
No dia a dia da utilização alguns métodos rotineiros devem ser adotados, seguidos e cumpridos, tais como, check list, realizar reparos ou manutenção caso necessário, substituição de peças, treinamento aos funcionários e inspeções permanentes. A comunicação também se faz necessária e importante, visto que, o ambiente que utiliza esses equipamentos é ruidoso e a comunicação é fator de segurança, mas por ser ruidoso deve-se adotar uma comunicação visual e manual, como uma linguagem por sinais e de fácil interpretação para que esse evento ocorra durante o trabalho e seja eficaz em sua atuação.
Por se tratar de cargas pesadas, máquinas e equipamentos que realizam esse transporte é necessário indicar em lugar visível a carga máxima de trabalho permitida. Vários acidentes acontecem por não respeitar a capacidade e também por brincadeiras com tais máquinas, provocando acidentes ou perda de material, danificando os mesmos. Para o transporte de pessoas também é adotado um plano de segurança, como para carros manuais é necessário ter proteção para as mãos, para os equipamentos de transporte com força motriz é necessário que o operador tenha recebido treinamento específico para adquirir a habilidade para operação.
Para os equipamentos de transporte motorizados os operadores deverão possuir habilitação e durante o horário de trabalho portar identificação em local visível contendo em um cartão o nome e fotografia. O cartão terá validade de um ano e para a revalidação o empregado deverá passar por exame de saúde completo por conta do empregador. Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinais de advertência sonora como buzina e um alerta ao engatar a marcha ré, pois dependendo da posição o operador não tem visibilidade completa e também alerta aos demais que o equipamento está em movimento contrário.
Por se tratar de um ambiente com muitos resíduos e expostos ao clima, peças e demais componentes apresentam necessidade de troca com maior frequência e isso deve acontecer imediatamente ao ser constatado defeito ou deficiências em seu uso, o que também é detectado através do check list que deve ser realizado a cada troca de turno.
Deve-se atentar a emissão de gases liberado por equipamentos motorizados em locais fechados, é necessário uma ventilação eficaz ou neutralização dos gases para que não haja grande concentração nos locais de trabalho prejudicando a saúde dos funcionários.
Para o transporte de sacas também é adotado normas de segurança do trabalho, como peso máximo para cada funcionário transportar, levantamento, deposição e piso não escorregadio. Homens e máquinas podem trabalhar em perfeita harmonia se todas as normas de segurança forem respeitadas e então terão um ambiente de trabalho salubre e próspero.
A cada R$ 1,00 investido em segurança e saúde do trabalhador, economizam-se R$ 4,00 com acidentes e doenças do trabalho” José Pastore.
Acompanhe pelas redes sociais:
WhatsApp: (11) 94010-7633
Facebook: https://pt-br.facebook.com/pages/category/Occupational-Safety-and-Health-Service/DPS-Consultoria-e-Assessoria-em-Seguran%C3%A7a-do-Trabalho-963332557017160/
Instagram: https://www.instagram.com/consultoriadps/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqzEgZAezJ3YbXBvs9PYxJg
Site: www.consultoriadps.com.br
E-mail: dpsconsultoria@consultoriadps.com.br